Fanpage macrofotografia.com.br
Review-resenha "Gesto Inacabado - Processo De Criação Artistica" - Cecilia Almeida Salles - pdf livro download preço compra - macrofotografia.com.br

Hoje pela tarde terminei de ler o livro "Gesto Inacabado - Processo De Criação Artistica", de Cecilia Almeida Salles, que trata sobre o estudo do processo criativo usando como muitas referências citações de artistas renomados.
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/3hXGuky.

Além do processo criativo em si, dando exemplos de onde ele pode vir, ou seja, a obra artística como um resultado de todo o repertório do artista baseado no que ele viu, leu, sentiu, pensou etc. etc. etc. é interessante por abordar as ferramentas que podem ser usadas para estudo e possível entendimento do processo criativo de um artista por outra pessoa, como os seus diários, livros de artistas, referências, citações etc., trazendo um método científico para estudar o funcionamento do processo criativo.

Também achei a abordagem bem interessante porque coincide com uma tendência que tenho notado há algum tempo das exposições trazerem, além das obras em si, documentos que trazem indícios de como se deu o processo de criação, como livro de artista, esboços, estudos, obras inacadabas etc.

Além disso, também aborda sobre a "finalização" de uma obra de arte, sobre como é seu processo de criação, o que pode ser entendido como as fases "inacabadas" e como o artista sabe que chegou a hora de "terminar" sua obra.

Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/3hXGuky.

Abaixo imagens com a capa e algumas páginas com marcações minhas no livro: Gesto Inacabado - Processo De Criação Artistica", de Cecilia Almeida Salles







Mais do que a abordagem das muitas possibilidades de caminho do processo criativo de vários artistas, o que mais me chamou a atenção foi realmente a metodologia e como outros documentos do artista podem trazer informações sobre uma obra, que não está explícita na própria obra.

Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/3hXGuky.

Próximo da minha lista?
Provavelmente voltarei um pouco para minha "área", a fotografia, com a releitura do A câmara clara de Roland Barthes, um clássico que agora adquiri a versão em papel ;-)

Colabore com os autores, você não faz a ideia da dificuldade de publicar um livro e receber algo por isso. Sempre que possível, evite fazer download de livro grátis em pdf, principalmente se o autor ainda estiver vivo (ou se leu em pdf e gostou, compre o livro!).

Veja neste link os livros que eu publiquei e estão disponíveis atualmente: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/tacio-philip-sansonovski.

Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 03/09/2020.



Copyright 2003/2020 - macrofotografia é marca registrada (INPI) pertencente a Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.