Fanpage macrofotografia.com.br
21/04/2020 - Macrofotografias 3d (anaglifos, estereofotografia) - blog macrofotografia.com.br

Já dei diversas aulas particulares sobre o tema e muita gente me pergunta como são feitas as fotografias 3d (principalmente quando são as minhas macrofotografias 3d, mas esse efeito pode ser obtido em qualquer tema fotográfico), imagens que devem ser observadas com aqueles óculos especiais com lentes vermelha e azul (ciano) ou, falando mais tecnicamente, os anaglifos.

Antes de pensar no "como fazer" temos que pensar de uma maneira básica "como enxergamos o mundo tridimensional". Para que tenhamos a noção de tridimensionalidade, ao observar uma cena nosso corpo enxerga duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes (nossos dois olhos enxergam imagens diferentes) e então o nosso cérebro interpreta essas imagens compondo o que nós "vemos" como 3D.

Para a fotografia temos que pensar de modo semelhante. Nós temos que fazer duas fotografias, de ângulos ligeiramente diferentes, como se fossem nossos olhos. Já vi explicações dizendo que devemos fazer as duas fotos a distância que separam nossos olhos, mas isso é bobagem (na macrofotografia, por exemplo, se mudarmos o enquadramento na distância que separa nossos olhos nós não veremos mais o que queremos fotografar). A distância que você deve transladar entre uma foto e outra vai depender da lente que você está usando e do tamanho do tema fotografado (que está relacionado também com a distância de foco). Na prática eu faço uma foto, movo o enquadramento entre 10% a 20% e faço a segunda fotografia, simulando como enxergaríamos o tema fotografado com cada um dos nossos olhos (aumentando ou diminuindo a movimentação você aumenta ou diminui o efeito 3D - às vezes vale a pena fazer mais de duas fotos e depois experimentar qual dá o resultado desejado).

Estando com as fotografias feitas, ai entra como enganaremos nosso cérebro para que ele enxergue a tridimensionalidade e para isso que usamos os óculos, que funcionam como filtros, com lentes vermelha e ciano. Se pensarmos já no Photoshop (software que uso para a montagem da imagem final), em uma imagem RGB temos os canais Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Ao observarmos uma imagem com o filtro vermelho ele deixará que passe apenas a luz do canal vermelho, filtrando os outros dois, enquanto que a lente Ciano deixará passar a luz dos canais verde e azul, bloqueando o canal vermelho.

Agora voltando a pensar que, para enxergarmos o efeito de tridimensionalidade precisamos enxergar duas imagens ligeiramente diferentes, ao sobrepormos, no Photoshop, o canal Red (vermelho) de uma das fotografias no canal Red da outra, um dos nossos olhos enxergará uma das fotografias que fizemos (que está no canal vermelho) enquanto o outro olho enxergará a outra (que está nos canais verde e azul), enganando nosso cérebro e dando o efeito 3D. Ai basta alinhar os canais (no alinhamento que você define o que estará no plano do monitor e o que estará "para frente" ou "para trás"), faz os ajustes, recorte final, coloca sua assinatura e pronto!

Se você ainda não sabe usar (de verdade!) o Photoshop, inclusive suas ferramentas mais fundamentais para ajuste de imagens (Levels, Curves, Unsharp Mask, Resize etc.) veja o meu Vídeo Curso Photoshop para Fotógrafos. Nele ensino como ajustar suas fotografias em aulas 100% práticas e online, com exemplos de fotografias reais desde a abertura do arquivo, explicando como se usa (e porquê) as principais ferramentas de ajuste, até o fechamento para saída para internet (redes sociais, sites etc.) ou para impressão em papel (impressora caseira, laboratório fotográfico, impressão fineart etc.). Esse foi um dos cursos que mais gostei de produzir e garanto que você passará a entender e conseguir extrair o melhor que seus arquivos digitais permitem (inclusive explico porque devemos ter cuidado ao fotografar e não deixar tudo para o Photoshop)!

Agora, voltando ao tema dos anaglifos, os cuidados que você deve ter ao fazer esse tipo de imagem são:
- como você realinhará os canais e com isso terá que fazer um corte final na imagem, já pense nesse corte ao enquadrar;
- faça os ajustes de cor, saturação, contraste etc. nas duas fotos antes de sobrepor os canais e de forma idêntica;
- não use modo de WB automático porque pode dar diferença nas cores de uma foto para outra;
- não fazer as duas imagens distanciando muito uma da outra (fica incômodo de olhar) e nem aproximando muito (dá pouco "efeito 3D").

Abaixo algumas sequências mostrando as imagens "fonte" e a imagem montada final. Se não tiver os óculos na internet você encontra para comprar (ou dicas sobre como fazer), veja minha galeria de macrofotografias 3D e se inscreva nos meus vídeo cursos (100% online) Macrofotografia e Close-up e Photoshop para Fotógrafos.

E compartilhe com seus amigos!


Enquadramento original da primeira imagem para a montagem do anaglifo

Enquadramento original da segunda imagem para a montagem do anaglifo

Resultado final após ajustes a substituição de canais no Photoshop

Enquadramento original da primeira imagem para a montagem do anaglifo

Enquadramento original da segunda imagem para a montagem do anaglifo

Resultado final após ajustes a substituição de canais no Photoshop



Copyright 2003/2020 - Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.