Fanpage Macrofotografia.com.br
macrofotografia.com.br - olhe mais de perto
+ Aumentar Fonte | - Diminuir Fonte | busca
busca
english
(by google)

LOJA VIRTUAL APRENDA MACRO E CLOSE-UP CONSULTORIA FOTOGRÁFICA GALERIAS FOTOGRÁFICAS CONTATO
· Início site
· Serviços
· Livraria
· Cursos e Workshops
· Blog macro
· Artigos/Reviews
· Safáris fotográficos
· Lista de discussão
· Facebook
· Galerias de fotos
· Vídeos
· Banco de Imagens
· Sobre o site
· Tacio Philip

. Busca
· Contato site
. Add Favoritos

Macrofotografia e Close-up

Curta a nossa fanpage no FB
free counters

TUBO DE EXTENSÃO E TELECONVERSOR
Tacio Philip Sansonovski

Muito se fala sobre o uso de tubos de extensão (serão mencionados nesse artigo apenas como ET - Extension Tube, onde ET20 significa um ou mais tubos com total de 20mm de extensão) e/ou teleconversores (TC - teleconverters, onde TC2x indica o uso de um teleconverter 2x) em macrofotografia. Entretanto, pouco se acha falando sobre as suas vantagens e desvantagens, e muito menos sobre o seu uso em conjunto.

Para esse texto foram feitos vários testes e com isso chegamos a várias conclusões. Também são mostradas as justificativas físicas/matemáticas para os efeitos alcançados (não que isso seja importante para a fotografia em si, mas é bom saber).

Nesse teste foram usados:

  • Canon EOS 30 com flash Canon MT-24EX
  • Canon EF 100 f2.8 USM macro
  • ET Kenko for Canon EOS (20 e 36 mm)
  • TC Sigma 2x APO

    Aprenda macrofotografia e close-up de onde estiver!
    Equipamentos para ganho de ampliação, distância de trabalho, iluminação, dicas práticas, foco, composição e muito mais!
    Clique aqui para mais informações!
    Teoria do uso de tubos de extensão (ET)

    Os ET é um acessório muito simples. Esse acessório, como o nome diz, não passa de um tubo que é colocado entre o corpo da câmera e a lente, aumentando a distância entre os mesmos, possibilitando assim uma maior aproximação do assunto a ser fotografado e com isso uma maior ampliação na fotografia.

    O uso de ET em macrofotografia tem três grandes vantagens:

  • a possibilidade de grandes ampliações;
  • a possibilidade de uso de lentes simples e mais baratas;
  • não possui elementos óticos que possam prejudicar a qualidade da imagem.

    A ampliação alcançada com ET vai depender tanto da distância focal da lente a ser utilizada quanto da extensão utilizada, sendo que para o uso da lente em posição de foco 'infinito', segue a fórmula:
    ampliação = extensão / distância_focal

    Exemplo:
    Com o uso de uma lente 50 mm e um ET de 25 mm chegamos a seguinte ampliação:
    ampliação = 25/50 = 1/2
    Ou seja, você consegue uma ampliação de 1/2, ou em outras palavras, de 1:2.

    Exemplo:
    Com o uso de uma lente 50 mm e um ET de 50 mm chegamos a seguinte ampliação:
    ampliação = 50/50 = 1
    Ou seja, você consegue uma ampliação de 1, ou em outras palavras, de 1:1 ou lifesize.

    Com isso podemos concluir:

  • quanto menor a distância focal da lente mais facilmente se consegue uma grande ampliação
  • quanto maior a extensão maior a ampliação

    Como desvantagem está a perda de luz, proporcional ao ET usado e a distância de trabalho, onde dependendo do ET utilizado, fica nula, encostando o assunto no primeiro elemento da lente.

    Teoria do uso de teleconversor (TC)

    O TC, assim como os ET, são colocados entre o corpo da câmera e a lente a ser utilizada. Vendidos normalmente nas 'potências' de 1.4x e 2x (sendo encontrados às vezes 3x também), eles ampliam a distância focal da lente utilizada pelo seu fator.

    O uso de TC em macrofotografia tem três grandes vantagens:

  • aumento da ampliação com o uso de uma lente macro;
  • maior distância de trabalho do assunto com uma mesma ampliação.

    Para se calcular a ampliação que será conseguida com uma lente macro e uso de TC é só multiplicar a ampliação da lente pelo fator de multiplicação do TC:

    Exemplo:
    Com o uso de uma lente 100 mm f2.8 macro que alcança 1:1 e com o uso de um TC2x chegamos a:
    distância focal = 100 mm x 2 = 200 mm
    ampliação 1:1 = 1x2 = 2:1
    abertura 2.8 x 2 = 5.6
    Sua lente passa a se comportar como uma 200 mm f5.6 alcançando uma ampliação de 2:1.

    Aprenda macrofotografia e close-up de onde estiver!
    Equipamentos para ganho de ampliação, distância de trabalho, iluminação, dicas práticas, foco, composição e muito mais!
    Clique aqui para mais informações!
    Uso combinado de ET e TC

    O uso combinado de ET e TC vai depender de diversos fatores:

  • extensão utilizada;
  • teleconversor utilizado;
  • ORDEM UTILIZADA.

    Como mostraremos nas fotos a seguir, a ampliação alcançada não dependerá apenas da extensão dos ET e do TC utilizado, mas também de como são usados, já que nesse caso, 'a ordem dos tratores altera o viaduto'.

    Para entender o porque da ordem afetar a ampliação é só lembrar as teorias explicadas acima e seguir o raciocínio para os exemplos abaixo:

    Exemplo Uso de uma lente 100 mm + TC2x + ET56 (note que a ordem utilizada é: lente 100 - TC - ET - corpo da câmera)
    Para entender como será o resultado, vamos começar pensando na lente 100 mm + TC2x, obtendo assim o equivalente a uma lente 200 mm.
    Agora vamos pensar com o ET56. Como visto acima, a ampliação com ET é:
    ampliação = extensão / distância_focal = 56 / 200 = 0,28 vezes, ou pouco menos de 1:3

    Exemplo Uso de uma lente 100 mm + ET56 + TC2x (note que a ordem do ET e TC entre a lente e a câmera foi invertida em relação ao exemplo anterior)
    Vamos novamente pensar em partes, começando na lente 100 mm + ET56, obtendo assim a seguinte ampliação:
    ampliação = extensão / distância_focal = 56 / 100 = 0,56 vezes, ou pouco menos de 1:2
    Agora vamos pensar com o TC2x, obtendo agora:
    ampliação = 0,56 x 2 = 1,12, ou seja, uma ampliação de 1,1:1

    Com esses dois exemplos percebemos claramente a diferença que a ordem do uso de TC e ET faz ao resultado final. Em um caso conseguimos uma ampliação menor que 1:3, obtida muitas vezse com uma lente simples que possua função 'macro', e uma ampliação maior que 1:1, obtida apenas com lentes macro específicas!

    Nas fotos abaixo foi utilizada uma lente 100 mm em posição infinito de foco:


    100 mm + ET56mm

    100 mm + TC2x + ET56

    100 mm + ET56 + TC2x

    Uso combinado de ET e TC com lente macro

    Semelhante ao discutido acima, veremos agora como ET e TC funcionam junto à lentes macro.

    O interessante em saber sobre as lentes macro é que as mesmas funcionam como lentes simples com tubos de extensão inclusos em sua estrutura. Para saber a ampliação de uma lente macro com o uso de ET deve-se entender:
    Se a lente proporciona por si só 1:1, é o equivalente a ter uma extensão igual a sua distância focal. Se proporciona 1:2, é o equivalente a ter uma extensão igual a metade de sua distância focal e assim em diante.

    Exemplo Uso de uma lente 100 mm macro que por si só chegue a 1:1 + ET56
    ampliação = extensão / distância_focal = 56+100 / 100 = 1,56 vezes

    Exemplo Uso de uma lente 100 mm macro que por si só chegue a 1:2 + ET56
    ampliação = extensão / distância_focal = 56+50 / 100 = 1,06 vezes

    Obs: apesar de na teoria o funcionamento ser como descrito acima, muitas lentes macro que alcançam 1:1, quando nessa posição, não se comportam mais como sua distância focal nominal, funcionando como uma lente de menor distância focal.

    Os TC funcionarão como discutido anteriormente, multiplicarão a ampliação alcançada por seu fator de ampliação.

    Exemplo Uso de uma lente 100 mm macro que por si só chegue a 1:1 + TC2x
    ampliação 1 x 2 = 2 vezes = 2:1

    O uso de TC e ET em conjunto seguirão o mesmo raciocínio discutido anteriormente, com a diferença de termos de pensar também na extensão da própria lente macro.

    Nas 5 fotos abaixo foi utilizada uma lente 100 mm macro em posição 1:2 de ampliação.


    sem acessório extra

    20 mm ET

    TC 2x

    20ET + TC2x

    TC2x + 20ET

    Nas fotos abaixo foi utilizada uma lente 100 mm macro em posição 1:1.


    sem acessório extra

    20 mm ET

    TC 2x

    20ET + TC2x

    TC2x + 20ET

    Com esses exemplos pode-se perceber como o uso de TC ou ET afeta a ampliação em macro e, mais do que isso, como a ordem de uso dos dois acessórios conjugados faz diferença no resultado final.

    Dúvidas? Antes de perguntar leia novamente o artigo e faça testes você mesmo! ;-)

  • Aprenda macrofotografia e close-up de onde estiver!
    Equipamentos para ganho de ampliação, distância de trabalho, iluminação, dicas práticas, foco, composição e muito mais!
    Clique aqui para mais informações!
    Loja Virtual

    acessórios para fotografia macro, natureza, iluminação etc.
    Depositphotos
    Revista macrofotografia
    Revista macrofotografia
    Leia online!
    OUTROS LINKS
    [CURSOS/WORKSHOPS] [AULAS PARTICULARES] [SAÍDAS FOTOGRÁFICAS] [POLÍTICA DE CANCELAMENTO E FALTA] [LIVRARIA] [LOJA VIRTUAL] [BANCO DE IMAGENS] [GALERIA DE ARTE] [FACEBOOK] [LISTA DE DISCUSSÃO] [TACIO PHILIP] [SOBRE O SITE] [CONTATO]

    Copyright 2003/2018 - Tacio Philip Sansonovski
    Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.