O livro Macrofotografia e Close-up já está esgotado na editora há alguns anos, mas às vezes ele aparece à venda na Amazon, confira neste link se ele está disponível.
Se você é um amante ou profissional da fotografia e quer levar suas fotos macro e close-up para o próximo nível, então o Curso Macrofotografia e Close-up foi feito para você!
Com vídeo aulas online, você aprenderá as técnicas e equipamentos necessários para capturar imagens incríveis, seja de insetos, flores, pequenos produtos para sua loja virtual ou até uso pericial, médico ou odontológico, no conforto da sua casa.
Com este curso super completo e fácil de seguir, você estará preparado para melhorar suas fotos e impressionar seus amigos e familiares com suas criações e levar seu trabalho a outro nível.
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Este é o conteúdo mais completo e aprofundado já lançado sobre macrofotografia e close-up no Brasil. Inclusive, este curso traz mais aulas e mais informações que meus cursos dados no formato presencial!
Além disso, você pode assistir as aulas quantas vezes quiser, na hora que puder, durante 1 ano (acesso ilimitado durante este período)!
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Acredito que o maior erro do senso comum fotográfico e ainda ensinado errado por muita gente é que "uma lente tele tem uma profundidade de campo menor que uma lente normal", o que pode não ser errado, desde que se contextualize e se entenda direito quando esta situação é verdadeira.
E pensando na macrofotografia e close-up, MUITA gente pega esta "frase pronta", não entende o que ela realmente quer dizer e sai dizendo que "uma lente macro 50mm tem mais profundidade de campo que uma lente macro 100mm", o que está COMPLETAMENTE ERRADO e vou explicar direitinho (com imagens) e te mostrar o porquê!
A primeira coisa a levar em consideração é que a frase "uma lente tele tem uma profundidade de campo menor que uma lente normal" é válida quando comparamos imagens feitas com lentes de diferentes distâncias focais, mas sem alterar a distância de trabalho (distância entre o plano do sensor e o assunto que está sendo fotografado), em outras palavras: eu monto meu tripé e faço duas fotografias (ou mais), mantendo a mesma abertura de diafragma (f) usando diferentes lentes, por exemplo, uma 24mm, uma 50mm, uma 100mm, uma 300mm etc.
A edição 312 da Revista Fotografe Melhor, comemorativa de 26 anos da revista, traz uma matéria super completa sobre macrofotografia, com participação minha e de outros fotógrafos (e na capa uma das minhas fotos de libélula).
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Estava quase indo almoçar, mas tive que adiar por alguns minutos, pegar a câmera, flash e fazer algumas fotos dessas dezenas de formigas que predavam um pobre percevejo.
Não sei se elas o usam de alimento diretamente (algum entomólogo de plantão?), mas era hora do almoço e elas estavam ferozes sobre o percevejo. De qualquer maneira, era uma cena que não podia deixar de fotografar e algumas imagens seguem abaixo. E para mais fotos macro (muitas mais) acesse minha galeria.
Para as fotos de hoje usei a EOS 5D2, lente MP-E 65 mm e flash MT-24EX (com um grande difusor artesanal para não dar tantos pontos de brilho estourados nas formigas, que são praticamente polidas e brilhantes).
Passeie pelas minhas galerias de fotos, leia os artigos com dicas, testes e pensamentos fotográficos, e se inscreva nos meus vídeo curso macrofotografia e vídeo curso photoshop para fotógrafo. Atualmente são algumas das poucas maneiras que tenho tido de manter alguma fonte de renda já que meu trabalho presencial está em quarentena :-(.
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Já dei diversas aulas particulares sobre o tema e muita gente me pergunta como são feitas as fotografias 3d (principalmente quando são as minhas macrofotografias, mas esse efeito pode ser obtido em qualquer tema fotográfico), imagens que devem ser observadas com aqueles óculos especiais com lentes vermelha e azul (ciano) ou, falando mais tecnicamente, os anaglifos.
Antes de pensar no "como fazer" temos que pensar de uma maneira básica "como enxergamos o mundo tridimensional". Para que tenhamos a noção de tridimensionalidade, ao observar uma cena nosso corpo enxerga duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes (nossos dois olhos enxergam imagens diferentes) e então o nosso cérebro interpreta essas imagens compondo o que nós "vemos" como 3D.
Para a fotografia temos que pensar de modo semelhante. Nós temos que fazer duas fotografias, de ângulos ligeiramente diferentes, como se fossem nossos olhos. Já vi explicações dizendo que devemos fazer as duas fotos a distância que separam nossos olhos, mas isso é bobagem (na macrofotografia, por exemplo, se mudarmos o enquadramento na distância que separa nossos olhos nós não veremos mais o que queremos fotografar). A distância que você deve transladar entre uma foto e outra vai depender da lente que você está usando e do tamanho do tema fotografado (que está relacionado também com a distância de foco). Na prática eu faço uma foto, movo o enquadramento entre 10% a 20% e faço a segunda fotografia, simulando como enxergaríamos o tema fotografado com cada um dos nossos olhos (aumentando ou diminuindo a movimentação você aumenta ou diminui o efeito 3D - às vezes vale a pena fazer mais de duas fotos e depois experimentar qual dá o resultado desejado).
Estando com as fotografias feitas, ai entra como enganaremos nosso cérebro para que ele enxergue a tridimensionalidade e para isso que usamos os óculos, que funcionam como filtros, com lentes vermelha e ciano. Se pensarmos já no Photoshop (software que uso para a montagem da imagem final), em uma imagem RGB temos os canais Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Ao observarmos uma imagem com o filtro vermelho ele deixará que passe apenas a luz do canal vermelho, filtrando os outros dois, enquanto que a lente Ciano deixará passar a luz dos canais verde e azul, bloqueando o canal vermelho.
Agora voltando a pensar que, para enxergarmos o efeito de tridimensionalidade precisamos enxergar duas imagens ligeiramente diferentes, ao sobrepormos, no Photoshop, o canal Red (vermelho) de uma das fotografias no canal Red da outra, um dos nossos olhos enxergará uma das fotografias que fizemos (que está no canal vermelho) enquanto o outro olho enxergará a outra (que está nos canais verde e azul), enganando nosso cérebro e dando o efeito 3D. Ai basta alinhar os canais (no alinhamento que você define o que estará no plano do monitor e o que estará "para frente" ou "para trás"), faz os ajustes, recorte final, coloca sua assinatura e pronto!
Se você ainda não sabe usar (de verdade!) o Photoshop, inclusive suas ferramentas mais fundamentais para ajuste de imagens (Levels, Curves, Unsharp Mask, Resize etc.) veja o meu Vídeo Curso Photoshop para Fotógrafos. Nele ensino como ajustar suas fotografias em aulas 100% práticas e online, com exemplos de fotografias reais desde a abertura do arquivo, explicando como se usa (e porquê) as principais ferramentas de ajuste, até o fechamento para saída para internet (redes sociais, sites etc.) ou para impressão em papel (impressora caseira, laboratório fotográfico, impressão fineart etc.). Esse foi um dos cursos que mais gostei de produzir e garanto que você passará a entender e conseguir extrair o melhor que seus arquivos digitais permitem (inclusive explico porque devemos ter cuidado ao fotografar e não deixar tudo para o Photoshop)!
Agora, voltando ao tema dos anaglifos, os cuidados que você deve ter ao fazer esse tipo de imagem são:
Abaixo algumas sequências mostrando as imagens "fonte" e a imagem montada final. Se não tiver os óculos na internet você encontra para comprar (ou dicas sobre como fazer), veja minha galeria de macrofotografias 3D e se inscreva nos meus vídeo cursos (100% online) Macrofotografia e Close-up e Photoshop para Fotógrafos.
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Lagarta encontrada hoje aqui no terreno de casa (essa não fui eu quem achou, foi a Annapurna, uma das gatas que vive aqui em casa).
As duas primeiras fotos são da lagarta de hoje, a 3ª foi da outra vez que eu me lembro de ter fotografado uma lagarta dessas, provavelmente em 2002 quando tinha migrado definitivamente dos filmes negativos para os "velhos" cromos Velvia ou Provia (filmes slide), que usava em uma Canon EOS 30, lente Canon 100 mm macro (modelo antigo) e flash 420EX. Inclusive, é uma das fotos que ilustra meu antigo livro de macrofotografia, quando comento sobre uso de flash "normal" com cabo TTL na macrofotografia (perceba a sombra que indica de onde vem a fonte de luz). Essa foto antiga está no meu arquivo de slides como 0011 e na minha galeria de fotos macro como 0004 (de um total, hoje, de mais de 2800 fotos macro).
Para as fotos de hoje usei Canon EOS 5D2, lente macro 100 mm L (veja um comparativo dessas duas lentes 100 mm macro Canon) e flash MT-24EX (trabalhando na potência e posição para dar mais volume e não ficar uma luz "chapada"). Mais fotos dela (e muitas outras) na minha galeria.
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Já parou para pensar que você não precisa parar de fotografar, principalmente macrofotografia, agora nessa época de quarentena em casa e isolamento social? Uma das características da macro é conseguir nos revelar detalhes que são, muitas vezes, imperceptíveis ao olho nu, e isso pode ser muito bem explorado em qualquer ambiente.
O vídeo abaixo foi postado há pouco tempo e nele mostro 30 macrofotografias feitas dentro de casa. Veja se você consegue identificar o que é cada (no final do vídeo tem a lista com a descrição).
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- como você realinhará os canais e com isso terá que fazer um corte final na imagem, já pense nesse corte ao enquadrar;
- faça os ajustes de cor, saturação, contraste etc. nas duas fotos antes de sobrepor os canais e de forma idêntica;
- não use modo de WB automático porque pode dar diferença nas cores de uma foto para outra;
- não fazer as duas imagens distanciando muito uma da outra (fica incômodo de olhar) e nem aproximando muito (dá pouco "efeito 3D").