As ferramentas para geração de texto e/ou imagens por IA (ChatGPT, Gemini, Meta AI, Midjourney etc.) são ótimas para criação rápida de conteúdo ou correção. Eu mesmo as uso para revisar textos, gerar alguma ilustração e até para me ajudar na programação do código fonte dessa página (que sim, foi programada manualmente por mim desde seu lançamento, em 2003).
Entretanto, um grande problema que está acontecendo, como algumas pesquisas já mostram, é que em algumas situações, mais da metade dos artigos publicados são criados por IA em vez de humanos.
Aí você pode pensar: "mas qual o problema disso?". A princípio, podemos pensar que nenhum, mas se você já usou esses sites e percebeu que, quando ele não tem uma resposta certa, ele inventa uma, começamos a ter um grande problema.
Como o funcionamento desses sites requer uma alimentação de dados que vem basicamente da internet, a partir do momento que novo conteúdo é gerado por IA, com erros, e postado na internet, esse mesmo conteúdo será usado no treinamento de novas versões de IA, a alimentando com seus próprios erros em um ciclo prejudicial para todos. E isso é, basicamente, o que tem sido chamado de "a morte da internet".
Além disso, há também todo o conteúdo raso gerado apenas para alimentar blogs, pequenas páginas, redes sociais e até a geração de vídeos para o Youtube, com o intuito único de monetização, sem se preocupar com a qualidade, veracidade e profundidade do conteúdo, seguindo apenas a metodologia de "prender a atenção do espectador".
Ou seja, ao acessar um conteúdo preste atenção sobre como ele foi criado, quais as referências que embasam o que foi dito e não caia na onda de acreditar em qualquer coisa que vir na internet.
Como comentei antes, eu mesmo uso IA para me ajudar em algumas funções. Este texto mesmo pedi para o ChatGPT verificar se tinha erros e me sugerir se estava ok, mas não, não é um conteúdo totalmente gerado por IA. A ideia partiu da minha cabeça e indignação com o que tenho visto pela internet e redes sociais e a primeira versão foi escrita por mim (Tacio Philip).
NENHUMA página aqui no meu site é conteúdo criado por IA. Todas as dicas, artigos, fotos, explicações, cursos ou o que for foram produzidas exclusivamente por mim, baseado nos meus 30 anos de experiência com fotografia, sendo que 23 deles dedicados principalmente à macrofotografia.
E não, não estou condenando todas IAs e dizendo que devemos voltar a usar filmes fotográficos em câmeras mecânicas ou caçar mamutes com lanças com ponta de pedra, mas este meu site não será alimentado com conteúdo raso nem sensacionalista.
Tacio Philip
Texto publicado dia 13/11/2025



