Depois de um período de jejum de leituras — talvez para o corpo ter tempo de digerir tudo que foi consumido nos últimos meses/anos em aulas, há menos de 10 dias finalizei o livro O Encanto de Narciso, de Boris Kossoy e, ontem à tarde, olhando minha biblioteca resolvi pegar outro livro do mesmo autor, ainda lacrado na prateleira. Resolvi então abrir e ler Realidades e Ficções na Trama Fotográfica.
Logo no início o autor diz que o livro faz parte de uma trilogia, sendo este o segundo após o Fotografia & História - nota: este ainda está lacrado na prateleira - mas mesmo assim decidi continuar a leitura e pensei: se precisar, depois que eu ler o Fotografia & História - afinal, não vou deixar de ler esta trilogia de Boris Kossoy - leio este aqui novamente.
Saiba mais ou adquira o livro: https://amzn.to/44Rmuer.
O livro é dividido em 3 partes, cada uma independente, mas que conversam entre si:
Parte 1 - Construção e desmontagem do signo fotográfico
Esta parte aborda a fotografia em si: como pode ser compreendida, suas camadas de sentido, quais suas partes e como ela possui duas realidades - que o autor chama de primeira e segunda - e como, diferente do senso comum, ela não é neutra, mas sempre carregada de intenções, crenças, cultura do fotógrafo etc.
Parte 2 - Decifrando a realidade interior das imagens do passado
Esta parte aborda a questão fotografia e verdade e como a criação de uma imagem depende de todo um contexto da época e dos interesses para os quais foi criada, mostrando que ela não é neutra. Este capítulo traz exemplos históricos abordando tanto os cartões postais quanto imagens utilizadas no final da monarquia para divulgação do Brasil no exterior.
Parte 3 - Realidades e ficções na trama fotográfica
Aqui o autor traz novamente pensamentos sobre a realidade na fotografia e como os arquivos fotográficos, sejam caseiros ou documentos históricos, são importantes para a construção da memória.
Link na Amazon: https://amzn.to/44Rmuer.
Abaixo imagens com a capa e algumas páginas com marcações minhas no livro: Realidades e Ficções na Trama Fotográfica, de Boris Kossoy
Eu gostei muito da leitura, principalmente a 1ª e 3ª partes - a 2ª, por acabar aprofundando muito na questão histórica com exemplos, achei um pouco monótona e repetitiva, já que o livro traz até trechos de cartas trocadas entre Dom Pedro II e o Barão do Rio Branco. Entretanto, gostei bastante do modo como são abordadas a questão da realidade e os constituintes da fotografia na 1ª parte do livro.
Gostei bastante também da 3ª parte, principalmente porque estou em um momento em que penso em revisitar meu acervo fotográfico antigo - ainda em filme e não digitalizado - assim como em resgatar antigos álbuns de fotografia da família, atualmente com minha tia, de modo a não deixar que seja fragmentado e o pouco de memória que resta, seja apagado.
Resumindo: recomendo e não me importo de relê-lo, caso ache necessário, após o Fotografia & História.
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/44Rmuer.
Se você procura para download Realidades e Ficções na Trama Fotográfica de Boris Kossoy, colabore com os autores! Você não faz a ideia da dificuldade de publicar um livro e receber algo por isso. Sempre que possível, evite fazer download de livro grátis em pdf, principalmente se o autor ainda estiver vivo (ou se leu em pdf e gostou, compre seu livro!).
Veja neste link os livros que eu publiquei e estão disponíveis atualmente: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/tacio-philip-sansonovski.
Texto publicado originalmente por Tacio Philip em 28/07/2025.
Sobre o livro Realidades e Ficções na Trama Fotográfica: análise e impressões
Onde comprar?
Vale a pena ler?
Próximo da minha lista?
Certamente o Fotografia & História, do mesmo autor.