• Cursos e Serviços
    • Curso Macrofotografia e Close-up - novo conteúdo adicionado!
    • Curso Photoshop para fotógrafos
    • Banco de imagens especializado
    • Fotografias de produtos para sites/catálogos
    • Quadros decorativos tema montanha
    • Curso de GPS (uso e edição de dados)
    • Curso calculadoras hp 50g e hp Prime
    • - Link acesso Curso Macrofotografia (login/senha)
    • - Link acesso Curso Photoshop (login/senha)
  • Fotos por Tacio Philip
    • Macrofotografias e Close-ups
    • Empilhamento de foco
    • Anaglifos (macros 3D)
    • Macro Expressionismo Abstrato
  • Artigos e Dicas
    • O que é macrofotografia e close-up?
    • Ampliação estética na macrofotografia
    • Profundidade de campo na macrofotografia
    • Sobre Lentes Fotográficas: Distância Focal, Zoom e Ângulo Visão
    • Distância focal e profundidade de campo (o erro mais comum)
    • Anel de inversão - técnica da lente invertida
    • Lentes close-up
    • Tubos de extensão
    • Tubos de extensão com lentes macro
    • Review: Lente Canon EF 100mm f2,8L IS USM macro
    • Comparativo Lentes EF 100mm macro Canon
    • Curso Macrofotografia e Close-up
    • Cuidado! Nem toda fotografia é clicável!
    • A "abstração" na fotografia
    • Macrofotografia panorâmica
    • Pixels vs DPI: Entendendo as imagens digitais
    • Curso Photoshop para fotógrafos
    • Como vender fotografias em bancos de imagens
    • Quatro dicas para melhorar suas fotografias
    • Review/resenha de livros relacionados a arte/fotografia
    • Blog - notícias, dicas, aleatoriedades
    • Dicas diversas não relacionadas a fotografia
    • Revista Macrofotografia
  • Sobre e Contatos
    • Sobre o site
    • Sobre Tacio Philip (currículo fotográfico)
    • Redes sociais (Facebook, instagram, youtube)
    • Contato

Como agendar Cronjob no Moodle (Hostinger e outras hospedagens)

Como agendar Cronjob do Moodle no Hostinger

Há muitos anos eu hospedo meus sites no Hostinger e uso a plataforma Moodle, mas esta dica serve para qualquer pessoa, com qualquer plataforma, não importa onde esteja hospedado, que esteja com dificuldades para agendar uma tarefa cron.php. No meu caso, uma execução a cada minuto, somo é sugerido pelo Moodle.

Há muitos anos uso o Moodle como plataforma para meus cursos online: https://www.vcursos.com.br, onde tenho os cursos de Navegação, planejamento e edição de dados GPS, Macrofotografia e Close-up, Curso de Calculadora hp Prime e Curso de Calculadora hp 50g.

Já faz muito tempo e mais de uma vez tentei, sem sucesso, criar pelo painel administrativo do Hostinger, o hpanel, um agendamento de execução do arquivo cron.php.

Depois de tentar algumas vezes com a ajuda do Kodee, a Inteligência Artificial do Hostinger, que sugeriu várias opções de execução, como descobrir o caminho, como ver log de resultado etc. etc. etc., todas elas sem seram completamente funcionais - ou seja, na prática não funcionaram - me indicou o site https://cron-job.org/, que se eu tivesse conhecido antes já teria solucionado meu problema faz tempo, assim como fiz agora, em menos de 5 minutos (acho que foi bem menos!).

Passo-a-passo

Entre no site https://cron-job.org/, faça seu cadastro, confirme o cadastro no link que receberá por email, faça seu login e agora entre em CRIAR CRONJOB no canto superior direito (se não estiver em Português, altere o idioma do site no topo direito).

Na página que abrir basta dar um Título, inserir a URL, seleceionar o Cronograma de execução - o Moodle sugere a cada 1 minuto, mas você pode configurar outro intervalo - ativar ou desativar data de expiração e notificações, clicar no botão Execução de teste só para confirmar que está tudo ok e CRIAR.

Pronto! Problema resolvido em menos de 5 minutos!

Cron Job criado sem dor de cabeça, sem ficar procurando caminho de arquivo, sem erros, sem enrolação.

Para quem usa o Moodle, uma dica extra importante:

Como o cron.php será executado via endereço web, algo como http://site.example.com/admin/cron.php, é necessário ativar que ele seja executado a partir de um navegador e recomendada a criação de uma senha para isso.

Entre como administrador no site onde tem o Moodle instalado em Administração do site - Segurança - Configurações de segurança do site e no campo Execução do Cron somente pela linha de comando (cronclionly) desmarque a opção padrão, que é Sim. Agora em Senha do Cron para acesso remoto (cronremotepassword) clique no campo Senha, insira a senha desejada e seu link agora será algo no formato http://site.example.com/admin/cron.php?password=senhacriada. Este novo link, com a senha, que deverá ser inserido no cron-job.org.

Eu estou usando e agora tudo funciona!


Dica postada por Tacio Philip dia 24/06 às 11h.

Copyright 2003/2025 - macrofotografia® é marca registrada (INPI) pertencente a Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem contrato por escrito do autor e citação da fonte (Lei 9610 - Direito autoral).