Fanpage macrofotografia.com.br
Review-resenha "A câmara clara" - Roland Barthes - pdf livro download preço compra - macrofotografia.com.br

Ontem comecei e hoje terminei (só porque deixei umas 20 páginas para não acabar ontem) a semi-re-leitura do livro "A câmara clara" do Roland Barthes, um clássico no mundo da fotografia.
Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/355jPPL.

Este é um livro que posso dizer que foi uma semi-re-leitura já que ainda não tinha o lido de capa a capa, mas já tinha lido muitos trechos e muito mais ainda citações em outros livros, já que acabou se tornando uma das grandes referências no pensamento sobre a fotografia.

O autor começa com uma pergunta que é basicamente a mesma que tenho feito há alguns anos, sobre o que É a Fotografia em si, o que a difere de outras imagens, e no decorrer do livro analisa, de uma forma pessoal, como ela pode ser desmembrada em termos de acordo com o que ela causa no observador (no autor).

Como outros livros nessa linha, ele não dá respostas sobre suas perguntas, mas ajuda no caminho do pensamento sobre elas (é, ele não respondeu minha dúvida sobre o que É a Fotografia - e eu nem esperava isso), mas faz mais uma análise particular sobre o que significa para ele, questionando os porquês.

Acho que o trecho que mais concordei com o autor é quando em uma análise sobre o significado de uma foto de seus pais ele diz que "... quando eu não estiver mais vivo, ninguém poderá mais testemunhá-lo: não restará mais que a indiferente Natureza." mas, no final, concordo que a única coisa que uma fotografia realmente pode nos mostrar é o "Isso foi".

A leitura, para meu gosto, é muito poética, costumo preferir algo mais "de exatas", mesmo em livros de humanas, mas é uma leitura que vale a pena ser lida por quem quer pensar a fotografia. No meu caso ainda interessante por nos meus pensamentos agora poder embasar dizendo "diferente do que defende Barthes...".

Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/355jPPL.

Abaixo imagens com a capa e algumas páginas com marcações minhas no livro: A câmara clara, de Roland Barthes







Para quem quer sair do mundo físico/técnico da fotografia e quer entrar no seu mundo filosófico, é uma leitura obrigatória (assim como muitos outros, qualquer hora farei uma postagens sobre os títulos que considero a "base" para quem quer mergulhar nesse poço).

Link na Amazon com mais informações: https://amzn.to/355jPPL.

Próximo da minha lista?
Provavelmente o A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, do Walter Benjamin, que será mais uma releitura de um clássico que agora adquiri a versão em papel ;-)

Colabore com os autores, você não faz a ideia da dificuldade de publicar um livro e receber algo por isso. Sempre que possível, evite fazer download de livro grátis em pdf, principalmente se o autor ainda estiver vivo (ou se leu em pdf e gostou, compre o livro!).

Veja neste link os livros que eu publiquei e estão disponíveis atualmente: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/tacio-philip-sansonovski.

Texto publicado originalmente por por Tacio Philip em 05/09/2020.



Copyright 2003/2020 - macrofotografia é marca registrada (INPI) pertencente a Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.